Eu, a Dengue e o povo de Branco

Oi gente…

O que é a Dengue? É uma doença transmitida pela picada de um mosquito que transforma sua vida em um verdadeiro caos.

Passei o carnaval na ala dos dengosos. Brincadeira? Claro que não. Muito sério. Primeiro que o meu caso foi bem particular. Tive apenas um dos sintomas de alarme: dores abdominais, vômitos frequentes, tonteira, falta de ar, sonolência, febre alta e sangramento.

Um pequeno mal estar e lá fui em para o Hospital. Eu tenho o privilégio de ser atendida em um bom hospital. Chegando lá fui muito bem atendida pela Dra. Juliana Barcelos que conseguiu ver umas pintinhas vermelhas no meu rosto e disse: Acho que você está com dengue.

Fiz o exame de sangue que detecta e também um hemograma completo. Resultado: Quase vi Jesus!

Pedi para ir me recuperar em casa com o compromisso de voltar de 48 em 48 horas para verificação das taxas. As primeiras 48 horas após o atendimento foram um caos. Parece que a sonolência tinha tomado o meu ser e falava no máximo sim e apagava. Nunca passei por uma situação assim.

Voltei ao hospital e medi todas as taxas novamente… Só caiam. Pedi mais uma vez para que a Dra. Juliana Barcelos me deixasse ir para casa e fui atendida mediante uma lista de recomendações.

Nas outras 96 horas após o primeiro atendimento, eis que a dengue começava a dar sinais de que EU a VENCIA. Foi saindo deste corpo que não a pertencia e pronto. 6 dias depois de diagnosticada já estava com as taxas em total crescente dentro de mim.

Este relato é para alertar vocês de que:

– A dengue é um problema de todos.

– Não queira ter dengue: É ruim você não conseguir se quer querer alguma coisa.

– Cuide da sua casa e do seu local de trabalho, e não deixe seu vizinho descansar e descuidar do dele. Um dia ele irá te agradecer.

Dengue é sério quando temos, dói da cabeça aos ossos, quando chega na surdina, abala nosso eixo emocional e não é fácil a recuperação.

Vamos cuidar para que não se alastre e para que não tenhamos um caos na saúde pública e privada, por falta de cuidado.

Agradecimento especial ao Dr. Valter Sammartino Mariano que ao ser o último médico a me atender e me dar alta, se mostrou o médico que não vemos mais por ai… Atencioso, Acolhedor, Preocupado com os pacientes e ainda Gentil.

Juliana Galhardi Martins – Uma dengosa recuperada

Dengue: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/flash/cartilha_dengue.html